Claustro monástico, conforme o Houaiss: “galeria coberta geralmente arqueada, que forma os quatro lados de um pátio interior”.
|
Religiosas enclausuradas, retiradas do mundo no claustro, área restrita às pessoas consagradas de um mesmo sexo. |
É importante notar que, nas Escrituras, dar testemunho tem mais a ver com proclamar o que ouvimos e vimos do que com o que geralmente os evangélicos chamam de dar testemunho.
Mais uma vez temos o ensino de Francisco em pleno acordo com a Palavra de Deus, pois o Evangelho faz com que os crentes sintam o cheirinho do banquete chamado Eternidade e desejem dele participar, ao mesmo tempo que diz que eles estão em missão enquanto não chegam nas Bodas do Cordeiro.
Tem muito em comum entre Francisco, os menores, os reformadores e cristãos modernos e contemporâneos. Existe muita coisa boa para aprender com o Pobre de Assis. Sendo assim, não perguntemos, leitor, “pode vir alguma coisa boa da Idade Média?”. Quando Cristo prometeu estar conosco, sua Igreja, até a consumação dos séculos, estava incluso o medievo.
Para alguns, o que a Bíblia chama de Eternidade é uma sociedade justa e “Volta de Cristo” nada mais é do que os ensinos dele vividos aqui e agora. Outros, mais coerentes com o que realmente querem, não falam e cantam mais sobre o “Céu, lindo Céu” ou sobre o “Dia Glorioso”, pois querem as bênçãos, todas, nessa vida.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.