Bem-vindo(a) a nossa Escola!
“No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar.”
Provérbios 4:11
Um pouco da História
Acreditar na Palavra e no Espírito de Deus
A Escola Dominical não é uma ordenança bíblica direta, mas isso não impede de ela ser uma importante ferramenta a serviço do Reino de Deus. Não é sagrada, mas é benção. O Protestantismo, desde o seu início, valorizou a educação. Isso aparece, por exemplo, na defesa da ideia e da prática de que todo crente deve ter acesso à Bíblia, daí perguntar-se aos pais, na ocasião do batismo de suas crianças, se eles prometem ensinar-lhes ler para que seus filhos possam, por eles mesmos, ler as Sagradas Escrituras.
A Escola Dominical faz parte desse interesse protestante na educação. Esse valioso espaço de educação cristã nasceu na Inglaterra em 1780. Seu criador foi o anglicano Robert Raikes, original da cidade de Gloucester. Ao ver inúmeras crianças desocupadas aos domingos (muitas delas trabalhavam nas fábricas durante a semana) e sabendo que as mesmas eram analfabetas em sua maioria, Raikes decidiu alfabetizar os pequeninos e ensinar-lhes a Palavra de Deus.
Departamento Infantil
Professores:
Berçário: Ana Rafaela, Kelita, Carol e Sarah
2 a 4 anos: Sala Verde: Elizângela (Nana) e Vilma
5 a 7 anos: Sala Amarela: Hertha e Maria Augusta (Neta)
7 a 9 anos: Sala Vermelha: Eva e Francineide
10 a 12 anos: Sala Branca: Amanda e Gabriel
“E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles.
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe.”
Mateus 18:2-5
Parábola de Lucas
Profs.: Wicliffe Costa e Karina Bezerra
A classe objetiva o estudo de uma forma presente na literatura bíblica: as parábolas. Escolhemos aquelas registradas por Lucas, tomando por base o comentário de Kenneth Bailey. Filho de missionários que trabalharam no Oriente Médio, Bailey propõe-se ao estudo literário-cultural das parábolas, sem descurar da vasta literatura sobre o assunto. Outros comentários do Novo Testamento e dicionários bíblicos enriquecerão o estudo na classe da escola dominical.mente pelo temor do Senhor.
Hebreus
Profs.: Rubens Cartaxo, Saulo Costa, Elias Herculano
Venha estudar uma carta que vai esclarecer muitos pontos sobre o Antigo Testamento. Venha aprofundar-se nos ofícios de Profeta, Sacerdote e Rei do Senhor Jesus. Venha estudar Hebreus.
Provérbios
Profs.: Ricardo Aquino, Sérgio Henrique, Abel Lins.
O livro de Provérbios se insere no seio da tradição sapiencial judaica. A sabedoria tem lugar de destaque nesse livro, com frases curtas, mas de sentido profundo e penetrante, É um livro inspirado por Deus e trata de conselhos para uma vida harmoniosa. Na classe vamos tratar de buscar entender as formas como a sabedoria é descrita no livro, buscar suas raízes, bem como entender os seus significados e implicações na nossa vida cotidiana. A verdadeira sabedoria passa obrigatoriamente pelo temor do Senhor.
Panorama Bíblico
Profs.: Rev. Ítalo Reis, André Cartaxo.
Panorama Bíblico baseado no livro Como Ler a Bíblia Livro por Livro. Ver a história de Deus revelada na Bíblia e o que ela tem a nos ensinar.
A Bíblia e o Futuro
(Anthony Hoekema)
Profs.: Rev. Flávio Américo, Alexandre Pinheiro, Isabel Pinheiro.
“Para entender corretamente a escatologia bíblica, é preciso vê-la como um dos aspectos integrantes de toda a revelação bíblica. A escatologia não deve ser vista como algo encontrado apenas em livros como Daniel e Apocalipse, mas como doutrina que permeia toda a mensagem da Bíblia” (da contracapa do livro). Em 2019.1, veremos a segunda parte do livro, a chamada escatologia realizada, que trata sobre o estado entre a morte e a ressurreição do corpo, as últimas coisas antes do fim da História, o juízo final e o destino eterno dos homens, tanto nos novos céus e a nova terra quanto na lago de fogo.
Família
Profs.: Kleber Costa, Márcia Costa, Domingos Oliveira, Kátia Oliveira.